Descrição
O curso é multidisciplinar para a formação continuada de profissionais que atuam na saúde, e aborda como tema o espaço escolar como ambiente privilegiado para práticas promotoras da Saúde, preventivas e de instrução para Saúde.
O curso busca promover reflexões críticas sobre a realidade existente no sistema educacional brasileiro, inserindo elementos conceituais e ampliando o conhecimento teórico e prático na perspectiva de contribuir para qualificar a gestão da educação e as intervenções nesse campo.
Conteúdo programático
UNIDADE 1 - HISTORIOGRAFIA DOS MODELOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1. Educação em Saúde: Breve Histórico
2. Conceitos: Saúde e Doença
3. Breve Histórico
4. O Surgimento da Medicina Social
5. A Unicausalidade
6. O Modelo de Explicação Multicausal
UNIDADE 2 - A SAÚDE VISTA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS: VÁRIOS CONCEITOS DE SAÚDE
1. O Modelo da História Natural da Doença
2. A Saúde como Ausência de Doença
3. Saúde e Bem-Estar
4. Saúde como Direito: o conceito ampliado de saúde
5. O Modelo conceitual dos determinantes sociais da saúde
UNIDADE 3 - ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1. Educação em Saúde - Definição
2. Modelos de Práticas de Educação em Saúde
3. O modelo tradicional
4. O modelo dialógico
5. Promoção da Saúde e educação em saúde
6. Abordagens metodológicas
7. Oficinas educativas na Educação em Saúde
8. Passos para operacionalização das oficinas
UNIDADE 4 - SABER POPULAR: OFICINAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1. Passos para operacionalização das oficinas
Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.
Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.