Descrição
A disciplina de Física no ensino Médio é uma prática que deveria desenvolver no aluno o senso de curiosidade, pois a disciplina tem como fonte de estudo fenômenos que ocorrem no nosso cotidiano. Entretanto, não é isto que vem acontecendo no Ensino Médio, há uma dificuldade de contextualização entre os conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula e os conhecimentos que os discentes já possuem na forma empírica, do cotidiano.
Nesse curso serão discutidas as questões referentes à necessidade de se ensinar conteúdos da Física na atualidade, para que os discentes a percebam e vivenciem essa Física no cotidiano deles.
       


Conteúdo programático
Introdução
Unidade 1 - O Uso De Aulas Experimentais De Física E O Ensino Com Exemplos Do Cotidiano
Dificuldades No Ensino Da Física
A Física No Cotidiano
Unidade 2 - O Currículo De Física: Inovações E Tendências Nos Anos Noventa
O Currículo De Física Nos Anos 90
Linhas De Investigação E Propostas Curriculares
Como Analisar As Tendências Curriculares Nos Anos 90?
Panorama Das Inovações Curriculares Nos Anos 90
Ensino De Ciências: Visão De Ciência, Objetivos E Metodologia Recomendada Nos Anos 90
Unidade 3 - Eletricidade: Da Geração À Distribuição; Aspectos Históricos E Proposta Didática Para O Ensino
Os Primórdios Da Eletricidade Estática
As Primeiras Descobertas Dos Fenômenos Elétricos
As Primeiras Explicações Dos Fenômenos Elétricos
O Desenvolvimento Da Eletricidade Durante O Século XVIII
Os Avanços Da Eletricidade No Século XIX
Breve Introdução Ao Histórico Do Eletromagnetismo
Os Primórdios Das Máquinas Elétricas
O Aproveitamento Da Eletricidade Para Fins Comerciais – O Embate Entre Thomas Edison E Nikola Tesla
Energia Elétrica: O Caminho Percorrido Da Geração Ao Consumo
A Geração De Energia Elétrica No Brasil
Funcionamento Dos Geradores
O Papel Das Subestações No Sistema Elétrico Brasileiro
Os Transformadores
O Processo De Transmissão Da Energia Elétrica
A Importância Das Linhas De Distribuição
O Consumo Da Eletricidade No Mundo Atual
O Ensino E Aprendizagem De Física
Unidade 4 - Formação De Professores Em Tecnologias: Reflexões Sobre A Prática
Formação Tecnológica E A Prática Na Sala De Aula
Desafios Tecnológicos No Cotidiano Da Sala De Aula
As Contribuições Da Tecnologia Na Formação Inicial E Continuada Do Professor



Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.


Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.